Homenagem da Cia Artcum ao Mestre, faço dela a minha. Grande abraço ao eterno meste do Boi, Seu Teodoro
Do Correio Brasiliense
O velório acontece hoje, a partir das 12h, no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho - Quadra 15, área especial, nº 2 -, e se estende até as 11h desta segunda-feira (16/01). Centenas de pessoas, amigos, familiares, colegas de trabalho e admiradores passaram pelo centro para se despedir de Seu Teodoro, que deve ser cremado amanhã.
No último dia 10 foi aberto o período de festejos de São Sebastião, que iria até o próximo dia 20. “Com o falecimento de meu pai, teremos que cancelar toda nossa programação deste mês. Não há o menor clima de continuarmos com as festividades agora. Ficou um vazio muito grande”, explicou Guarapiranga Freire, um dos filhos do artista e que nos últimos anos tem assumido a responsabilidade em continuar com o trabalho cultural do mestre. Com isso, a festa "Bumba-meu-boi e tambor-de-crioula de Seu Teodoro" em comemoração aos 49 anos do tradicional evento e prevista para acontecer em 20 de janeiro não irá ser realizada. ”Não há mais clima”, disse Guarapiranga
Seu Teodoro Freire
O maranhense Teodoro Feire, conhecido como Seu Teodoro, nasceu na pequena cidade de São Vicente Ferrer, localizada a 280 km de São Luís (MS), em 1920. Desde os oito anos era apaixonado pelo cultura popular e dedica-se à tradição de sua região: o Bumba meu boi e outras paixões como o time de futebol Flamengo e sua escola de Samba, a Mangueira.
Seu Teodoro chegou à cidade em 1962, trabalhou na UnB e criou o Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, onde seguiu mantendo viva a cultura do Bumba meu boi na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário