quarta-feira, 28 de abril de 2021

O RISCO DE REPETIR A HISTÓRIA COMO FARSA


Segundo historiadores entre 20 e 1929 houve uma explosão de euforia ardente, música fulgurante, hedonismo, empreendedorismo brabo e etc.. e daí em 1929, pelo descuido e excesso, capetalisno selvagem, quebrou a bolsa de valores dos EUA e levou o planeta pro buraco. 
E o que adveio disso? O Fascismo, o nazismo frutificaram.. outros tempos?? Vejamos... Mas há que observar as predições de matérias como essas.. 
Isso não está na matéria, pesquisa básica nossa, mas astrólogos já pontuam, anotem ai porque todos que eu acompanhava disseram que 2020 o bicho pegava! E pegou feio! 

Astrólogos experientes pontuam que 2027 temos repeteco do caos. Algo mais vem por aí. Como ensina a ciência, sigo o princípio da precaução. E observando projeções como dessa reportagem do El País, que tem disparates como afirmar que o capital "estaria atento e consciente" aos prejuízos da crise ambiental, sabemos que essa gente não é uma central tão coordenada e até que decidam mesmo agir, podem mesmo é estar calculando quanto combustível vão economizar nos navios atravessando o mundo sem ter de dar a volta na Antártida. 

Então, não nos iludamos porque haverá menos fronteiras, teletrabalho, e blabla. Tendência é de recrudecer fascismos e precisarmos defender o mais básico ainda mais. Nos armemos de boas práticas de fé e Autocuidado para superar essa fase dura, sejamos explícitos e resistentes até encontrar justiça como foi a negritude norte-americana no caso George Floyd e vamos constituir uma frente de gente coerente a tal ponto de não haver espaço pra serpente se criar, venha do ovo que vier. 

Democracia não se negocia. Mas chamar esse capitalismo liberal descontrolado e selvagem de "democrático"?? Comprando mesmo eleições e destruindo países por sua hegemonia e luxo? Não, não. E com alguma tristeza mas sem ilusões, escrevo isso ainda em pleno Facebook. Atentemos pois. 

Vinicioz Bórba,
Poeta, jornalista e utópico das galáxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário