quarta-feira, 1 de março de 2023

As narrativas bombadas flácidas

*As narrativas bombadas flácidas*
Por Vinicioz Bórba


É isso o tal bolsonarismo/neonazismo à brasileira, montado a partir de narrativas bombadas, porém flácidas, prestes a desmanchar em constrangimento publico. Essa gente violenta, que promoveu todo tipo de barbárie no país, supostamente em nome de Deus, agora se depara com uma realidade cruel sobre ser ou não ser aquilo que sempre se autodeclarou: golpista e traidora da pátria.
Visivelmente essas narrativas hiper corajosas, cheias de bravatas,  caminham meio rápido para umas desculpas estapafúrdias, como essa que Anderson Torres deu após ser pego com a boca na botija, diante de uma gravíssima tentativa de golpe de Estado por ele arquitetada com óbvio apoio do ex-presidente, com quem foi se encontrar na expectativa do resultado, em Orlando (EUA), no fatídico e terrorista 8 de janeiro, em Brasília. Só que deu errado.
E agora vem as desculpas mais absurdas sobre coisas como o documento encontrado na casa dos ex-ministro da Justiça de Bozonazi, documento que previa abolir o resultado das eleições com intervenção de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Estaria numa pilha de documentos para ser jogada fora", depôs cinicamente. Só que não. A Polícia Federal reafirma e a PGR levou a público ter encontrado o documento numa pasta timbrada do Governo Federal, junto a fotos de família e, advinha, coisas religiosas. Nao estava na pilha do descarte. Deus, Pátria e Família, o lema da Itália fascista reconstruido para esse propósito golpista no despacho do lesa pátria.
E, claro, com a chegada firme e inexorável da justiça, a água batendo na bunda, o minion não exita em mentir severamente.
O Exército não sustentou seu golpe, apesar de tentar. Eles são uma rotunda minoria, que manipulou 58 milhões a votarem por ódio ao PT, muitos ameaçados de perda de empregos, muitos ameaçados com mentiras como que Lula lhes fecharia a igreja, esses absurdos esquisitos que algumas igrejas evangélicas ainda propagam todo dia para manutenção do rebanho assustado. Mas a verdade chegou. E, bizarra como não poderia deixar de ser, é a imagem flácida de um bombado triste que caiu no engodo dos anabolizantes, viveu seu auge egóico com fotos e serpetina em torno de sua suposta força, e ao final está flácido com a verdade da insustentabilidade de seu projeto explícito. Por trás do bombado viril, estava um antro de corrupções,  destruição da floresta, destruição da ciência e da democracia, propositais, asquerosas. 
A Era das Trevas, como uma maldição antiga que retorna do inferno, se aproximou rápido em quatro anos, mas as mentiras precisam findar.
Que seja devidamente punido o tal Torres. Chega de esteróides na democracia brasileira.
O tempo da mentira acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário