quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Seminário reúne artistas multimídia para discutir arte de interface na rede neste sábado 10

Com transmissão simultânea do evento pela internet e participação do público via web, o evento reúne pensadores e artistas debatendo novas tendências de arte
Um novo conceito de arte. Com esse foco de discussão, vários artistas, pensadores, estudiosos e tecnólogos da arte de interface se reúnem neste sábado dia 10, para debater sobre a proposta que move, há cerca de dois anos, o Coletivo Palavra, grupo de artistas de vários segmentos de Brasília que atua fundindo diferentes linguagens nessa nova era de convergência digital. Discutindo o conceito de arte de interface, hipertexto, produção colaborativa de arte pela net e outros processos da cibercultura, palestrantes poderão interagir com pessoas de todo mundo respondendo as perguntas e recebendo as colaborações de internautas pela web cam, ao vivo, pela projeção de um telão dentro do auditório na Universidade de Brasília (UnB), onde ocorre o seminário.
Segundo um dos articuladores do Coletivo Palavra, o poeta Eros Trovador, realizar tal proposta é um imperativo no momento de rediscussão por que passam várias linguagens artísticas, em função da nova cena que se abriu a partir da massificação da internet no país, momento em que mais e mais artistas interagem cada dia mais por meio da rede  mundial de computadores.  “Vivemos a era da telepresença, quando as telas e projeções marcam a todo instante nossas produções e apresentações mas debatemos muito pouco sobre isso. Muita gente ainda não conheceu mais profundamente a arte de interface apesar de muitas pessoas já praticarem essa idéia espontaneamente, mas creio que conceituar e poder provocar esse debate amplia maravilhosamente a nossa discussão dessa nova arte do hipertexto, muito mais focado na liberdade de combinações e interpretações do próprio apreciador daquela arte do que num conceito restrito a visão do artista ou da crítica especializada, o que torna essa nova dimensão libertária” afirma Eros.
PROGRAMAÇÃO 
No evento, ocorrem três palestras, a primeira sobre Cibercultura, com o palestrante Thiago Franklin, a segunda do articulador e poeta do Coletivo Palavra, Eros Trovador, que juntamente com o Coletivo deu evidência ao conceito de arte de interface. O terceiro e último diálogo ocorre com várias participações, dentre elas dos artistas e acadêmicos Cláudia Loch, Michelle Cunha, Renato Moll e Rodrigo Paglieri com mediação de Érick Velozo, conversando sobre os temas 
Experiências em Multimídia, Hipertexto e Colaboração. O Seminário também recebe intervenções e performances diversas além de um grande picnic colaborativo.
O evento é uma realização de parceria entre o Coletivo Palavra e do Incubadora de Arte e Cultura da UnB (CDT). As inscrições são gratuitas, mas é preciso se credenciar na entrada do evento para participação e certificação das atividades.
 TRANSMISSÃO EM TEMPO REAL E PARTICIPAÇÃO DOS INTERNAUTAS AO VIVO
O Seminário Pensamento Coletivo conta com apoio do CDT para transmissão via streaming ao vivo pela internet. O internauta que quiser assistir a todas as palestras de forma remota, de casa ou onde estiver, só precisa de acesso a internet e entrar no link indicado nas redes sociais do encontro para assistir aos debates. Se quiser, o expectador também poderá colaborar diretamente, fazendo perguntas ao vivo, precisando apenas de uma web cam e um microfone ligado a máquina. Vale ressaltar que muitos computadores na atualidade já contam com essa tecnologia imbutida.
POESIA E ARTE HIPERTEXTUAL
A partir da expansão da tecnologia digital e da internet, os hiperlinks foram criando uma outra maneira de organização textual, com idéias fragmentadas e ao mesmo tempo associadas. O hiperlink é apropriado como expansão de sentidos: um hiperlink entre duas poesias estabelece um terceiro texto, que é virtual e resultado do sentido existente entre as duas poesias.  Mundo afora, alguns poetas experimentam utilizar o hiperlink como recurso de seus textos poéticos, originando o gênero já tratado como Poesia Hipertextual.
 PALACOLETIVA
A principal produção do Coletivo Palavra, a PALACOLETIVA, surgiu como um sarau multimídia, assume a expansão da proposta colaborativa no decorrer do último ano e adota a assinatura de Festival Multimídia. O movimento cultural, que em setembro deste ano chegou a sua quinta edição, primeiro convida artistas e produtores culturais a pensarem no tema de cada edição. A partir das reflexões de um processo criativo contínuo, são criadas oportunidades para manifestações artísticas diversas, se apropriando do tema e de diferentes formas de mídia, criando também a dinâmica do hipertexto, porém em vivências artísticas ao vivo, interagindo com colaboradores da rede numa construção virtual durante todo o período em que a proposta é gestada e conrtuida com colaborações de diversos artistas, culminando num grande espetáculo onde tais propostas são apresentadas e intergaem criando um novo hipertexto. O último festival, PalaColetiva 5, com o tema o Poeta, foi realizado no Beco da cultura, em Taguatinga Sul, com participação de mais de 50 artistas diretamente no encontro e outros tantos de forma colaborativa pela net. 

COLETIVO PALAVRA
O grupo de artistas, produtores e técnicos da produção cultural se constituiu em 2010, com o objetivo de produzir Arte de Interface – na concepção do grupo, produções artísticas que integram o hipertexto, a multimídia e a colaboração. Após passar por processo de pré-incubação pela Incubadora de Arte e Cultura do CDT-UnB, tornou-se Associação Civil sem Fins Lucrativos. Mais de 20 colaboradores diretos e outros indiretos mantêm a proposta de produção cultural em rede, boa parte articulada em suas mídias sociais. 
 http://www.palacoletiva.com.br/
www.facebook.com/coletivopalavra
www.twitter.com/palacoletiva
www.youtube.com/coletivopalavra Palestra
Programação
- Cibercultura, com Tiago Franklin
- Arte de Interface, com Eros Trovador
- Experiências em Multimídia, Hipertexto e Colaboração, com Cláudia Loch, Michelle Cunha, Renato Moll e Rodrigo Paglieri - mediação de Érick Velozo
- Intervenções artísticas
- Pic Nic Colaborativo - leve sua contribuição!Serviço
Serviço
Seminário Pensamento Coletivo – Arte de Interface em debate
Local: Auditório do CDT, Universidade de Brasília (referência: rua do Cespe, abaixo da Finatec) 
Data: 10/12 – Sábado
Hora 14 às 18h
Classificação 14 anos
Facebook:
Site: www.coletivopalavra.com.br/coletivopalavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário