domingo, 19 de fevereiro de 2012

GOG, ELLEN OLÉRIA E NELSON MACA NO CARNAVAL DE SALVADOR DO BLOCO ÓKÁNBÍ

Ao centro GOG e na viola Elen
As Rimas contundentes da militância política do rapper GOG,o talento da musica negra da cantora  brasiliense Ellen Oléria e a força dapalavra de Nelson Maca, o mestre da poesia negra na Bahia, serão as atrações do desfile do Bloco Ókánbí, segunda (20) e terça (21), no Circuito Osmar Macedo (Campo Grande/Avenida) em Salvador.
Aliados a uma banda de sopro com 40 integrantes e à mistura de ritmospercussivos que caracterizam o Ijexá Pop de Jorjão Bafafé e o afro cubano queele criou para a banda Ókanbí Afro Pop, eles farão  a grande novidade do Ókánbí na Avenida, homenageando o músico nigeriano Fela Kuti,  com o tema “África 70. Um Tributo a FelaKuti: A Música é a Arma”. Fela Kuti foi o criador do movimento Afrobeat na década de 70 e hoje é mundialmentereconhecido por ter usado a  musica comoarma para protestar contra a opressão do povo africano.

Além das atrações, o Ókánbí desfila com 08 integrantes naala de canto e mais de 10 alas de dança, na intenção de estabelecer na Avenida um link entre a mistura de estilosmusicais existentes no afrobeat e a mistura percussiva do afrocubano,diferencial rítmico criado para o bloco pelo percussionista Jorjão Bafafé.
“Vamos ressaltar, através da musica, da dança e do figurino,a cultura e os ideais panafricanistas do músico Fela Kuti , criador domovimento afrobeat na década de 70”,explica Bafafé. “ O Bloco Ókánbí promete umverdadeiro espetáculo cênico- coreográfico nesse carnaval.Vamos  mostrar na Avenida a força que tem a musica,a dança  e a cultura de matriz africanano carnaval de Salvador”, promete o percussionista e diretor artístico-musicaldo bloco.

GOG é um dos pioneiros do movimento hip hop em Brasília e noBrasil, com trabalho focado no rap consciente num estilo único, que valoriza opovo,  a palavra , o texto bem construídoe  um ideal. Suas letras são consideradasverdadeiros protestos sociais.
Ellen Oléria já esteve no bloco no carnaval 2011e deixou uma excelente impressão. Ela canta, toca e mistura ritmos brasileiroscom a soul music e levadas de jazz, realizando uma fusão que passeia pelo rap,samba, afoxés e funk. Dona de uma voz marcante , tem uma performance cênicacheia de atitude. Considerado por muitos o poeta divergente da Bahia,
NelsonMaca participa do trio do Ókánbí fazendo intervenções performáticas edeclamando seus poemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário