sexta-feira, 29 de julho de 2011

O HIPERTEXTO DO POETA: PalaColetiva 5

Poetas desenvolvem site no gênero Poesia Hipertextual

Foi publicado nesta quarta-feira, 27 de julho, o hot-site da 5ª edição da PALACOLETIVA – Festival Multimídia do Coletivo Palavra – www.palacoletiva.com.br. O hot-site é resultado do processo criativo do Coletivo Palavra que, para esta edição do Festival, escolheu o tema POETA.

Vários poetas do Distrito Federal e de outros estados do país desenvolveram um trabalho colaborativo no gênero Poesia Hipertextual. Cada poeta participa do hipertexto poético com uma poesia sobre o tema do Festival. Essas poesias são hiperlinkadas entre si pela proximidade de sentidos, propiciando ao leitor um “passeio poético” pelos textos que se encontram no site, além de outras mídias, como vídeo e poética visual.

O hipertexto agora apresentado ao público foi estruturado à distância, via Internet. Grande parte dos poetas não se conhece presencialmente. No entanto, frequentam mesmos locais no Ciberespaço. A interação virtual continua, deixando a obra aberta à colaboração de outros poetas e artistas.

TRIBO DAS ARTES, RADICAIS LIVRES E POEME-SE SE APRESENTAM 
Junto aa produção hipertextual do site, rola no dia 27 de agosto a intervenção "analógica" dos poetas e artistas do Coletivo Palavra, contando com a colaboração e intervenções de outros grupos de poetas e artistas do DF. O Palavra se apresenta no palco Principal do festival, mas os demais coletivos, Radicais Livres, Tribo das Artes e Poeme-se trazem as seguintes dinâmicas.
 
PALCO PRINCIPAL E ATIVIDADES NA RUA - Coletivo Palavra. O espaço fará uma abordagem geral do tema a partir dos sub-temas dos outros palcos. 
PALCO POETA DAS TRIBOS - Tribo das Artes - alusão ao poeta que se insere e vive a cultura do povo, o poeta presente, que enxerga a graça no cotidiano. 
PALCO POETA DOS AMANTES - Poeme-se - sedução poética, poesia erótica, poeta romântico. 
PALCO POETA DOS TELHADOS - Radicais Livres - poesia-denúncia, o poeta-profeta, o anúncio de um futuro melhor e a denúncia pautada na realidade. 
PALCO POETINHA - Thiago (Beco) - reflexão poética voltada às crianças

POESIA HIPERTEXTUAL
A partir da expansão da tecnologia digital e da internet, os hiperlinks foram criando uma outra maneira de organização textual, com idéias fragmentadas e ao mesmo tempo associadas. O hiperlink é apropriado como expansão de sentidos: um hiperlink entre duas poesias estabelece um terceiro texto, que é virtual e resultado do sentido existente entre as duas poesias.  Mundo afora, alguns poetas experimentam utilizar o hiperlink como recurso de seus textos poéticos, originando o gênero já tratado como Poesia Hipertextual.


PALACOLETIVA
Principal produção do Coletivo Palavra, a PALACOLETIVA, que surgiu como um sarau multimídia, assume a expansão da proposta colaborativa no decorrer do último ano e adota a assinatura de Festival Multimídia. O movimento cultural, que nesta edição tem acontecido desde o início de julho, primeiro convida artistas e produtores culturais a pensarem no tema de cada edição. A partir das reflexões de um processo criativo contínuo, são criadas oportunidades para manifestações artísticas diversas, se apropriando do tema e de diversas formas de mídia. Além do recém-publicado hot-site, esta edição do Festival ainda contará com a “Performance dos Livros”, que acontecerá em locais públicos do Distrito Federal, e com um evento presencial no Beco da Cultura, em Taguatinga, dia 27 de agosto.
 
COLETIVO PALAVRA
O grupo de artistas, produtores e técnicos da produção cultural se constituiu em 2010, com o objetivo de produzir Arte de Interface – na concepção do grupo, produções artísticas que integram o hipertexto, a multimídia e a colaboração. Após passar por processo de pré-incubação pela Incubadora de Arte e Cultura do CDT-UnB, tornou-se Associação Civil sem Fins Lucrativos. Mais de 20 colaboradores diretos e outros indiretos mantêm a proposta de produção cultural em rede, boa parte articulada em suas mídias sociais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário