sexta-feira, 1 de julho de 2011

Wiki Leaks, Câmara Legislativa do DF e mais pizza!

Fico a cada dia mais pasmo com a capacidade de nossos parlamentares de se ofender com constatações óbvias que supostamente sujam suas cândidas imagens.

Nesta semana, foi revelada esta semana pelo cabuloso site inglês Wiki Leaks (veja o site em inglês http://wikileaks.org/), o telegrama de um embaixador americano  no Brasil John Danilovich, que atuou no cargo até 2005, em que o diplomata comentou para Washington a cassação do deputado distrital Carlos Xavier (PMDB), à época acusado de mandar matar um adolescente.

No comunicado, Danilovich descreve a Câmara Distrital de Brasília como ‘refúgio de canalhas’
Era a primeira vez que o legislativo brasiliense passava um mandato na navalha. “Um malandro a menos na galeria”, anotou Danilovich no título do telegrama.Na opinião do embaixador Danilovich, tratava-se de uma providência alvissareira, “dada a notoriedade da Assembleia em ser um refúgio de canalhas”.
Durante esta semana, o assunto foi amplamente discutido, com direito a uma série de manifestações indignadas por parte de parlamentares candangos, que afirmam ser a divulgação um motivo para problema diplomático.

Ora, não deveriam estes senhores, antes de reclamar a questão dos comentários, limpar a mancha de suas consciências e da nossa política. Pelo que temos visto na atual Câmara, mudaram as fezes, mas as moscas são as mesmas. Apesar da aparente renovação nos quadros da Casa Legislativa, com 14 novos deputados distritais depois dessa eleição, vemos ainda, dia após dia, várias práticas similares as antigas, como loteamento de cargos, Secretarias e Administrações Regionais no DF. Concordo com a ocupação dos espaços políticos, alcançados nas eleições, mas tenho a certeza de que grande parte destes espaços não foram alcançados pela qualidade das ideias e ideais pregados, mas pelo poder ecônomico de alguns, lobbysmos e os baixos índices de escolarização de nossa população, que cega a capacidade crítica de tantos brasilienses. Isso ficou explícito pela expressiva votação de um ex-governador do estado, com nome diretamente ligado ao escândalo de Pandora. Cerca de 33% da população ainda votou numa pessoa com tais prerrogativas, aliás, oriundo do partido do primeiro deputado cassado da Câmara, Carlos Xavier.

Bela Pizza para todos, como sempre
Na Câmara, como fato simbólico e bastante ilustrativo do clima que permeia a CLDF, na noite desta quinta-feira (29/06) foi feito um mutirão com os 24 distritais para votar 39 pontos de pauta ainda parados na Casa. Após horas de trabalho, com as galerias tomadas por manifestantes das diferentes causas de apelo popular, um belo par de pernas travou novamente os trabalhos. A visita da Miss DF 2011, Alessandra Baldini, parou os parlamentares que fizeram fila para tirar fotos com a gata, sob aplausos de alguns manifestantes pela beleza da moça, assim como pelas vaias dos mais preocupados com a política em si.

Depois da paralisação, por volta das 22h, houve outra parada que demonstrou a que vem nossa Casa legislativa: chegou a janta dos parlamentares que decidiram dar mais uma paradinha para satisfazer o estômago. O prato: Não resta dúvida, pizza, senhoras e senhores, pizza. Tá explicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário