segunda-feira, 29 de agosto de 2011

5º Festival Multimídia Palacoletiva conta com vários shows em Taguatinga

Do site Clicabrasilia.com.br:

Compartilhar:
Twitter


Vinícius Borba
vinicius.borba@jornaldebrasilia.com.br

Numa sociedade cada vez mais hightech, fica difícil enxergar o antigo estereótipo do poeta, apontado como ser a parte da sociedade, distante da realidade, entre lirismos e devaneios. Apesar disso, um grupo de jovens artistas segue na contramão desta tendência: é o Coletivo Palavra, que realiza hoje, a partir das 16h, no beco da Cultura em Taguatinga Sul, uma verdadeira celebração ao poeta. É o 5º Festival Multimídia Palacoletiva, com participação de mais de cem artistas de todo o DF. Poetas, performers, grafiteiros, circenses, VJs e músicos realizam o grande evento, que será transmitido ao vivo pela internet.


Com a intenção de aproximar a  poesia e arte em geral das tecnologias e mídias digitais, que o grupo promove o evento, co-produzido por três coletivos de poetas do DF, o Ponto de  Cultura Tribo das Artes,  o grupo cultural Radicais Livres S/A, de São Sebastião, e o coletivo Poeme-se, de Taguatinga. Eles são responsáveis pelos cinco palcos de intervenção que terão como temas, o Poeta das Tribos, Poeta dos Amantes, Poeta dos Telhados e Poetinha (infantil), além do palco principal do evento.

Colaborativo  Para um dos fundadores do Coletivo Palavra, Eros Trovador, a “arte de interface” praticada por seu coletivo é resultado da convergência digital que marca esta época. “A gente vive um tempo marcado pela tele-presença, e quando os artistas se inserem nessas interfaces digitais, dão melhor alcance a sua expressão”, disse Eros.
Além da dimensão pontual do evento de hoje, o grupo vem realizando diversas atividades e intervenções artísticas, como o hot-site colaborativo palacoletiva.com.br, no qual vários poetas colaboraram com textos, poemas e vídeos, mantendo uma dinâmica de hiperlinks entre os textos e interatividade direta entre redes sociais.

PROGRAMAÇÃO


16h – Oficinas e programação infantil
19h – Coletivo Palavra
19h45 – Tribo Das Artes
20h – Vavá Afiouni e o Toró de Palpite
20h45 – Grupo Poeme-se
21h – O Grande Barco
21h45 – Radicais Livres S/A
22h – Banda Rádio Central
23h – Coletivo Groove


Palacoletiva –  Hoje, a partir das 16h com programação infantil (Poetinha), e à partir das 19h inicia a programação adulta. No Beco da Cultura em Taguatinga Sul (QSB 13). Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário