terça-feira, 18 de setembro de 2012

Do Correio Braziliense: Sarau radical traz a sétima arte para São Sebastião nesta quarta-feira

12/09/2012
http://divirta-se.correioweb.com.br/materias.htm?materia=15957&secao=Programe-se&data=20120912


Grupo Radicais Livres traz a cultura local para São Sebastião
O grupo Radicais livres S/A, em parceria com o coletivo Muruá, vai estar no Skate Park de São Sebastião nesta quarta-feira (12/9), a partir das 19h30, para realizar o Sarau Radical Especial Rua Cinema Nosso . O evento contará com uma mostra de cinema com diversos curtas-metragens de artistas brasilienses. Além disso, o evento vai contar com shows e apresentação de poesias.

Depois de reunir mais de sete tipos de arte, esta edição do sarau pretende trazer para São Sebastião o cinema. Além dos filmes que representarão a mostra, pequenos clipes da performance dos skatistas serão exibidos a plateia. Nesta edição, a mostra de título A Margem, curadoria da cineasta Daniela Marinho, trará vídeos como o Rap e o canto de Ceilândia, de Adirley Queiroz, e o filme Picos!, que vai mostrar um pouco sobre skate no Distrito Federal.

Em seguida, o evento vai ter a abertura dos shows de artistas locais. Bandas de rock e de rap se apresentarão enquanto artistas divulgam poesias de vários estilos para efetivar o desejo dos Radicais Livres: misturar estilos e promover a diversidade.

A música será representada pelo grupo de rap Dialeto Crew. Já o rock ficará por conta da banda Recalcitrantes, de São Sebastião. Na poesia, o Sarau Radical receberá o poeta Ruiter Lima, de Taguatinga, com a literatura de cordel e conto de “causos”, para resgatar as raízes nordestinas que também existem no Distrito Federal. Para completar, nas artes plásticas, Maurício Faria e Fabrício Murback farão pinturas ao vivo e graffiti para o público.

O Sarau

Com a necessidade de criar mais espaço para os artistas locais surgiu em 2003 o grupo Radicais Livres S/A, como conta Vinícius Borba, poeta e produtor cultural do evento. “Faltava dinheiro, força e até mesmo auto-estima para que estes pudessem chegar aos palcos”, ressalta. Vinícius, junto com o grupo, já roda a capital federal por nove anos para reunir diferentes artes, divulgar os artistas e voltar o interesse da população para a cultura local. “ O Sarau é para a comunidade e objetiva democratizar a arte nas periferias do Distrito Federal.”, completa.

Os eventos são organizados pelos voluntários do grupo e os artistas se reúnem para a produção de grandes misturas de estilos. Os saraus já ocorreram em praticamente todas as regiões administrativas do Distrito Federal, além de outras cidades, como Piauí, São Paulo e Goiânia. Em nove anos de história, os poetas radicais livres já realizaram espetáculos para a Feira do Livro de Brasília e para seis saraus simultâneos na programação do Brasília Outros 50, em 2010.

O grupo é formado por cerca de 15 pessoas, entre artistas e não artistas que se mobilizam por meio de redes sociais para divulgar a cultura. Em geral, são moradores de São Sebastião que buscam a diversidade de apresentações culturais. “Buscamos espaço para outras artes que, normalmente, não tem voz em Brasília, seja pelo preconceito ou pela falta de apoio estatal,” diz Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário