domingo, 9 de setembro de 2012

Vinícius Borba representa literatura periférica do DF em SP

Vinícius Borba é poeta e agitador cultural em São Sebastião DF

Encontro debate a Literatura Divergente

Vinícius Borba é um dos poetas e agitadores que participam do debate ralizado com poetas, escritores e literatos divergentes de São Paulo, Salvador e DF durante o Seminário. A Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima promove entre os dias 12 e 15 de setembro um encontro para abordar a vertente literária que inclui escritores, ativistas, estudiosos e também leitores de produtos que fogem do grande mercado editorial.



O mercado editorial movimenta bilhões de reais todos os anos e as grandes editoras de todo o mundo estão sempre com as antenas ligadas para captar o próximo best-seller. Os títulos internacionais chegam a ser leiloados e o maior lance dado por uma editora nacional tem o direito de publicá-los em seu país e lucrar muito com isso. Apenas em 2011, os brasileiros compraram cerca de 500 milhões de livros, segundo pesquisa da Fipe/USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para além do já consolidado setor, existe a literatura chamada “divergente”, que é tema de um seminário, entre os dias 12 e 15, na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima.

O objetivo do encontro é abordar esta vertente literária que inclui escritores, ativistas, estudiosos e também leitores de produtos que fogem do mainstream, ou seja, são livres das amarras editoriais dos grandes grupos que predominam no mercado.

No dia 12, às 19h30, a especialista e professora de teoria da literatura, Heloísa Buarque de Hollanda, fala sobre “Literatura às margens do cânone”. O próprio conceito é objeto de controvérsia. Em alguns casos, a obra do autor se impõe ou contribui para que ele seja classificado como tal, ao passo que um único título é capaz de alçar um escritor a essa categoria.

O ativista Alessandro Buzo especializou-se em cultura de periferia e apresenta, desde setembro de 2011, o quadro “SP Cultura” no telejornal SPTV 1ª Edição, na TV Globo. Autor do blog Suburbano Convicto, ele fala no encontro do dia 14, às 20h, sobre a cadeia da literatura divergente, abordando todo o modo de produção até chegar ao leitor.

O inquestionável papel que a internet desempenha na disseminação desse tipo de literatura é outro fator que deve predominar em todos os debates. Antes disso, os saraus amplificaram a literatura divergente de forma a alcançar mais pessoas. Com as redes sociais, esse movimento ganhou ainda mais notoriedade e viu aumentar as possibilidades de financiamento. Pela importância desse instrumento de mediação, o encerramento do evento será com um encontro de saraus.

Serviço

Debate a Literatura Divergente
Data: 12 a 15 de setembro
Local: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima
Endereço: Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros
Telefone: 3082-5023 e 3063-3064
Grátis

 DIA 15/9 - Participação de Vinícius Borba na mesa
ENCONTRO DE SARAUS LITERÁRIOS NO BRASIL (parte 2)
Mesa-redonda com Gog (Grupo Só Balanço, Brasília), Vinicius Borba (Sarau Radicais Livres, Distrito Federal) e Raquel Almeida (Elo da Corrente, São Paulo). Mediação: Roberta Estrela Dalva (Slam-ZAP, São Paulo).
| Dia 15, 19h
 
SARAU DIVERGENTE
Encerramento do evento com reunião de saraus.
| Dia 15, 21h 

Confira a programação completa
:
LITERATURA DIVERGENTE
BIBLIOTECA PÚBLICA ALCEU AMOROSO LIMA | ZONA OESTE | DE 12 A 15 | GRÁTIS

Este seminário reúne escritores que se distinguem dos princípios que regem os cânones da produção, divulgação e distribuição de textos e obras literárias na atualidade brasileira. O objetivo é promover o encontro de ativistas, estudiosos, consumidores e admiradores de vertentes literárias, passando por maior aprofundamento crítico sobre essa produção, além da ampliação de suas estratégias empreendedoras.
O encontro integra a programação especial do “Mês da Cultura Independente”.

Da pesquisa ao conceito

A LITERATURA DIVERGENTE E AS RAZÕES DO ENCONTRO
Bate-papo de abertura do evento com Berimba de Jesus (Edições Maloqueirista, São Paulo) e Nelson Maca (UCSal - Sarau Bem Black, Bahia).
| Dia 12, 19h  

LITERATURAS ÀS MARGENS DO CÂNONE
Palestra com Heloísa Buarque de Hollanda (UFRJ - Aeroplano Editora, Rio de Janeiro).
| Dia 12, 19h30 

ALGUNS CONCEITOS CORRENTES
Mesa-redonda com Nelson Maca: “Literatura divergente”; Érica Peçanha (pesquisadora, São Paulo): “Literatura Marginal X Periférica”; e Victor Hugo (UERJ, Rio de Janeiro): “Literatura e desvio do cânone”. Mediação: Nelson Maca.
| Dia 12, 20h30  

Autores e autodefinição

LITERATURA E TRANSGRESSÃO
Palestra com Glauco Mattoso (escritor, São Paulo).
| Dia 13, 19h

AUTORES E AUTODEFINIÇÃO
Mesa-redonda com Berimba de Jesus, Allan da Rosa (Edições Toro, São Paulo), Marciano Ventura (Ciclo Contínuo, São Paulo), Guilherme Zarvos (CEP – 20.000, Rio de Janeiro). Mediação: Berimba de Jesus.
| Dia 13, 20h    

SARAU DIVERGENTE 2
Componentes da mesa e microfone aberto.
| Dia 13, 21h30    

A cadeia da literatura divergente

DOS SARAUS ALTERNATIVOS ÀS FESTAS LITERÁRIAS
Com Marcelino Freire (escritor, Pernambuco).
| Dia 14, 19h    

A CADEIA DA LITERATURA DIVERGENTE                                    
Mesa-redonda com Welinton de Melo (Urros Masculinos, Pernambuco), Karina Rabinovitz (escritora, Bahia) e Alessandro Buzo (Suburbano Convicto, São Paulo). Mediação: Nelson Maca.
| Dia 14, 20h

SARAU DIVERGENTE 3
Componentes da mesa e microfone aberto.
| Dia 14, 21h30    

Os saraus literários e a renovação da oralidade

ENCONTRO DE SARAUS LITERÁRIOS NO BRASIL (parte 1)
Mesa-redonda com Robson Veio (Sarau Bem Black, Bahia), Binho (Sarau do Binho, São Paulo), Caco Pontes (Poesia Maloqueirista, São Paulo), Vagnão (Sarau da Brasa, São Paulo). Mediação: Robson Veio.
| Dia 15, 17h30

ENCONTRO DE SARAUS LITERÁRIOS NO BRASIL (parte 2)
Mesa-redonda com Gog (Grupo Só Balanço, Brasília), Vinicius Borba (Sarau Radicais Livres, Distrito Federal) e Raquel Almeida (Elo da Corrente, São Paulo). Mediação: Roberta Estrela Dalva (Slam-ZAP, São Paulo).
| Dia 15, 19h

SARAU DIVERGENTE
Encerramento do evento com reunião de saraus.
| Dia 15, 21h 

Nenhum comentário:

Postar um comentário