sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CERRADO VIVO: Evento comemorativo ao Dia do Cerrado

DIVULGAÇÃO
Foto: DIVULGAÇÃO

Começa na próxima terça-feira, 13 de setembro, o Cerrado Vivo – evento comemorativo ao Dia do Cerrado que reunirá atividades culturais, mostra de filmes, exposição de orquídeas, palestras e peça teatral. As atividades, promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram), acontecem até o dia 15 de setembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Concurso
Durante a abertura do evento acontece a premiação das quatro turmas vencedoras do concurso - realizado em parceria com a Secretaria de Educação – que elegeu a melhor ilustração e o melhor texto coletivo sobre o tema Cerrado Vivo. Participaram do concurso alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano de escolas de educação integral do DF. A Escola Classe 114 Sul, no Plano Piloto, e o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 3 do Gama estão entre as instituições participantes.

As séries iniciais elaboraram as ilustrações, enquanto as séries finais ficaram por conta dos textos. Cada turma produziu apenas um trabalho, em conjunto. De acordo com a professora da Subsecretaria para Educação Integral, Cidadania e Direitos Humanos, Johanne Alves, o concurso foi importante para incentivar os alunos a pensar sobre o ambiente em que vivem. “A proposta de construir o trabalho coletivamente, por todos os estudantes, também é um exercício muito importante para eles”, destacou. Os alunos vencedores serão premiados com um dia de atividades no Parque Ecológico Águas Claras.
 
Dia do Cerrado no JBB
Neste domingo (11) iniciam-se atividades em homenagem ao Dia do Cerrado também no Jardim Botânico de Brasília. Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o evento terá diversas exposições: de orquídeas do Cerrado, mandalas do Cerrado e esportes ao ar livre.

Na ocasião será lançada uma cartilha para o visitante. No conteúdo, o valor das espécies aromáticas, medicinais e gastronômicas do jardim sensorial e do jardim de cheiros do parque.  Entre as ações, estão previstas também a assinatura do termo de Cooperação com a CAESB para proteção e preservação da Estação Ecológica Jardim Botânico de Brasília – EEJBB com foco na prevenção e combate a incêndios florestais; ampliação do decreto Brasília, Cidade Parque, que passará a contemplar também o JBB, além dos parques e unidades de conservação do DF; lançamento do Projeto Indústria do Conhecimento, voltado para a democratização do conhecimento por meio da inclusão digital e da Educação a Distância, além de outras.
 
Data comemorativa
Desde 1997, uma lei distrital instituiu a semana comemorativa do Cerrado, em homenagem à data, comemorada em 11 de setembro. De acordo com a diretora de Educação Ambiental e Difusão de Tecnologias do Ibram, Vanusa Freitas, o Cerrado Vivo é um evento que reforça a importância do bioma e de seus recursos naturais, mas também dos aspectos culturais. “A data é fundamental para trazer a consciência de preservação e conservação do Cerrado valorizando sempre as manifestações artísticas”, afirmou.  O secretário, responsável pela Semarh, Eduardo Brandão reforça que a preservação do Cerrado é de grande importância já que esta, depois da Amazônia, é a maior formação vegetal brasileira e o bioma de maior biodiversidade do país.
 
Monitoramento
Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Cerrado – com seus 203 milhões de hectares – registrou em 2009 48,22% de áreas desmatadas. Os números são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite. Os índices de vegetação remanescente - 51,16% - tiveram uma redução quando comparados aos do ano anterior. Em 2008, ela representava 51,56% da área total. Segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado ocupa cerca de 25% do território nacional.
 
Fonte: Ibram

Nenhum comentário:

Postar um comentário