sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como os milicos sonharam com isso!

Foto de Wilton Júnior, do Estadão, vence prêmio de fotografia

Repórter fotográfico do Estadão ganha prêmio internacional e é destaque na mídia


O trabalho do repórter fotográfico Wilton Junior, do Estadão, repercutiu na imprensa nesta semana. Isso porque uma foto feita durante a cerimônia de entrega de espadins a 441 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro, foi vencedora do prêmio ‘Internacional de Jornalismo Rei da Espanha’ na categoria ‘Fotografia’.

Terra, Yahoo, Veja.com, Brasil Wiki, MSN e UOL estão entre os portais que noticiaram a conquista do fotógrafo.

Publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, onde o fotógrafo trabalha desde 2001, a imagem de Wilton foi feita de um ângulo no qual a presidente Dilma Rousseff parece ser atravessada por uma espada empunhada por um militar que lhe rende honrarias.

Em contato com a Photo Magazine, o jornalista premiado revelou que busca fazer um trabalho que não fique restrito ao senso comum. Ele ainda explicou que a fotografia representa bem os problemas que foram enfrentados por Dilma durante o primeiro ano de governo. "Sempre que saio para um evento político, busco uma foto que possa retratar o momento. Nem sempre é possível transmitir uma informação desse tipo numa imagem, mas às vezes acontece. A presidente está com problemas políticos em sua própria base, e a foto dá bem essa dimensão, já que a mostra sendo atacada por trás. Já fui para a Aman pensando em que tipo de foto poderia retratar essa questão".

Com 37 anos, Wilton tem em seu currículo coberturas como a captura dos assassinos do jornalista Tim Lopes, em setembro de 2002, a passagem da tocha olímpica pelo Rio de Janeiro, em abril de 2004, a visita do papa Bento XVI à cidade de São Paulo, a Copa América na Venezuela e a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário