domingo, 1 de janeiro de 2012

Em 2012: 366 dias para a arte - O Calendário Fim do Mundo

Da Redaçãocultura@jornaldebrasilia.com.br

 Oque você faria se só te restasse um dia? A provocação, que virou até tema de música na voz de Moska, reaparece este ano depois das comentadas profecias Maias que afirmam ser 2012 o ano do início de uma nova era para a humanidade. Pensando nesta data é que foi lançado hoje o Calendário do Fim do Mundo (www.calendariodofimdomundo.tumblr.com/), site de conteúdo colaborativo em que todos na web estão convidados a repensar a forma de ver os dias, publicando textos, poemas, ilustrações, fotos ou vídeos.

A curadoria e organização dos conteúdos é realizada pelo Coletivo Palavra, grupo de Brasília que agrega artistas, produtores culturais e outros colaboradores. A ideia é transformar 2012 em um ano recheado de manifestações artísticas e com novos dias para promover a reflexão de forma bem-humorada.

Pelo grupo serão proclamadas novas e inusitadas datas oficiais, como o Último Dia Para Usar Sacola Plástica, para discutir a questão da consciência ambiental, ou mesmo a proclamação do lúdico Dia das Bolhas de Sabão. Outros dias podem ser sugeridos pelo e-mail calendariodofimdomundo@gmail.com

O lançamento do site marca também o início da 6ª edição do Festival Multimídia PalaColetiva, que dura 42 dias, com atividades virtuais – como o Calendário –, e oficinas de arte, além de intervenções urbanas. O encerramento, em Planaltina, está previsto para dia 11 de fevereiro.

O tema que permeia todo o evento é O Último Carnaval do Mundo.  “Primeiro pensamos na criação de uma produção coletiva até chegar a ideia de fazer o Último Carnaval do Mundo, já que as profecias Maias estão aí pregando que este é o ano do fim ou do recomeço”, explica Rodrigo Moll, membro do Coletivo Palavra. “A PalaColetiva é um festival multimídia que começa na rede, telepresencial. Fazemos uma grande costura nas redes sociais produzindo arte com a colaboração de vários artistas e parceiros até a chegada do festival presencialmente”. Sendo o último ou não, os planos são fazer de 2012  o melhor ano.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário